segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ser preofessor é ser pesquisador...

Na segunda parte do vídeo a coordenadora adjunta de nosso curso Maria Helena Vagner Rossi indaga algumas reflexões contidas no livro "Ser professor é ser pesquisador". Mais especificamente ao artigo da professora Tânia Marques que nesse livro colaborou com o artigo " Professor ou pesquisador?".
Considero também, como a professora, essas reflexões como sendo muito importantes a todo professor que deve assim questionar-se:
  • Se o professor ensina, ele ensino o quê?
  • O professor ensina o quê ou a quem?
  • Se o professor ensina algo ele precisa questionar-se o quê é isso que ele ensina?
  • Se o professor ensina algo ele sabe esse algo que ele pretende ensinar?
  • Se sabe precisa questionar-se como sabe aquilo que pretende ensinar?
  • Ele sempre soube o que soube e aquilo que ensina?
  • Ele ensina da mesma forma a todos?
  • Ele sempre ensinou da mesma forma?
  • Se ele ensina em algum momento deve ter aprendido.
  • Como é que ele aprendeu?
  • Se ele aprendeu de um jeito quer dizer que todos os alunos vão aprender do mesmo jeito?
  • Quando o professor aprendeu ele teve suas motivações e as suas necessidades. Será que todos os seus alunos hoje tem a mesma motivação e as mesmas necessidades. Achei essas colocações muito interessantes para refletir sobre a nossa prática diária por isso resolvi postá-las, compartilhando-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário