A seguir é possível ter acesso a informações sobre a Abordagem Triangular:
Trabalho realizado pelas alunas:
Andrea M. S. Bertassi, Cristiane B. de Lima, Maristela L. Cesar, Marizete Maffei
  PROPOSTA TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA
 -Fundamentos da proposta;
  -Aspectos metodológicos;
  -Importância deste enfoque para o ensino de artes visuais no contexto atual.
  “A arte contribui muito para desenvolver o sentido de cidadania, atentar para a diversidade cultural e para começar a respeitar as diferenças entre grupos culturais.”diz a arte-educadora, numa entrevista para a TV cultura. Ana Mae BarbosaDomingo, 18 de Outubro de 1998 (pgm0627)
  (http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/pgm0627
 O ensino da Arte já passou por diferentes propostas metodológicas e somente a partir da nova LDB, acontece uma reestruturação em torno da disciplina, sendo que, a proposta metodológica mais forte para o ensino é a Proposta Triangular, criada por Ana Mae Barbosa. 
  Fruição-Produção-Reflexão
  Os eixos norteadores não seguem uma hierarquia e são o ponto de partida para a leitura de imagens e não a limitação.
  Na lei nº 9394/96, conforme o seu artigo 26, §2º: “O Ensino da arte constituirá
  componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, 1997, p.30).
Que será possível com as seguintes ações:
  AÇÕES
  LEITURA DE IMAGENS
  CONTEXTUALIZAÇÃO
  CRIAÇÃO
  A METODOLOGIA OPORTUNIZA: 
  •O desenvolvimento da capacidade do aluno em formular hipóteses
  •Despertar a capacidade crítica
  •Contextualizar sua leitura com o mundo
  •Articular as leituras de imagens com as demais disciplinas
  •Proporcionar o desenvolvimento cultural do indivíduo
  •Agregar outros saberes
  •Construir novos conhecimentos
  •Desenvolver sua individualidade e coletividade“O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...) 1991, pág. 10
  As propostas contemporâneas do ensino da arte ampliaram-se e o arte -educador passou a ter um papel fundamental nos processos e métodos deste novo ensino.
Esta proposta pode ser expandida e contribuir para o desenvolvimento de outros projetos educacionais se houver o envolvimento do professor.
  Todas as áreas do conhecimento podem ser beneficiadas com esta proposta que valoriza as produções artísticas e as informações culturais históricas.
  O fazer artístico ganha importância no contexto escolar, pois, por meio dele o estudante passa a compreender e assimilar as obras de arte e períodos históricos pertencentes a ela estudados em sala, bem como, pode expressar por meio de uma linguagem da arte, suas idéias, concepções e sentimentos. Através da apreciação de uma obra de arte se desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades do mundo visual que cerca o apreciador, educando o senso estético.
  “Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora”.
  "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção" 
  "A arte está escondida, mas presente em todos esses movimentos de recuperação 
  social. Graças a iniciativas pessoais e não-governamentais, está acontecendo". 
  "O fazer é muito importante para despertar a capacidade perceptiva para as nuances da construção artística" 
  "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas". 
  http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=12
  http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10/resumo-proposta-triangular
  http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2490_1508.
  IMAGEM:http://www.faygaostrower.org.br/noticias.php?ano=2010&destino=44
  Falas: http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/2007/11/arte-como-educao-e-
  cidadania-por-ana.
  BIBLIOGRAFIA:
  Entre memória e história / Ana Mae Barbosa, do livro: "Ensino da Arte: Memória e História".
  

 
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