domingo, 10 de julho de 2011

Forma de pensar o ensino de artes visuais na contemporaneidade: proposta triangular

Existem muitas formas de pensar o ensino de artes visuais na contemporaneidade: proposta triangular, cultura visual e projetos de trabalho.
A seguir é possível ter acesso a informações sobre a Abordagem Triangular:
Trabalho realizado pelas alunas:

Andrea M. S. Bertassi, Cristiane B. de Lima, Maristela L. Cesar, Marizete Maffei

PROPOSTA TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA

-Fundamentos da proposta;

-Aspectos metodológicos;

-Importância deste enfoque para o ensino de artes visuais no contexto atual.

 “A arte contribui muito para desenvolver o sentido de cidadania, atentar para a diversidade cultural e para começar a respeitar as diferenças entre grupos culturais.”diz a arte-educadora, numa entrevista para a TV cultura. Ana Mae BarbosaDomingo, 18 de Outubro de 1998 (pgm0627)

(http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/pgm0627

O ensino da Arte já passou por diferentes propostas metodológicas e somente a partir da nova LDB, acontece uma reestruturação em torno da disciplina, sendo que, a proposta metodológica mais forte para o ensino é a Proposta Triangular, criada por Ana Mae Barbosa.

Fruição-Produção-Reflexão

Os eixos norteadores não seguem uma hierarquia e são o ponto de partida para a leitura de imagens e não a limitação.

Na lei nº 9394/96, conforme o seu artigo 26, §2º: “O Ensino da arte constituirá
componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de

forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, 1997, p.30).

Que será possível com as seguintes ações:

AÇÕES

LEITURA DE IMAGENS

CONTEXTUALIZAÇÃO

CRIAÇÃO

A METODOLOGIA OPORTUNIZA:

•O desenvolvimento da capacidade do aluno em formular hipóteses

•Despertar a capacidade crítica

•Contextualizar sua leitura com o mundo

•Articular as leituras de imagens com as demais disciplinas

•Proporcionar o desenvolvimento cultural do indivíduo

•Agregar outros saberes

•Construir novos conhecimentos

•Desenvolver sua individualidade e coletividade“O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...) 1991, pág. 10

 Importância deste enfoque para o ensino de artes visuais no contexto atual.

As propostas contemporâneas do ensino da arte ampliaram-se e o arte -educador passou a ter um papel fundamental nos processos e métodos deste novo ensino.

Esta proposta pode ser expandida e contribuir para o desenvolvimento de outros projetos educacionais se houver o envolvimento do professor.

Todas as áreas do conhecimento podem ser beneficiadas com esta proposta que valoriza as produções artísticas e as informações culturais históricas.

O fazer artístico ganha importância no contexto escolar, pois, por meio dele o estudante passa a compreender e assimilar as obras de arte e períodos históricos pertencentes a ela estudados em sala, bem como, pode expressar por meio de uma linguagem da arte, suas idéias, concepções e sentimentos. Através da apreciação de uma obra de arte se desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades do mundo visual que cerca o apreciador, educando o senso estético.

 Como explica Ana Mae (1995, p. 63, grifos nossos):

“Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora”.

 "Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte “

"Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção"

 "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".

"A arte está escondida, mas presente em todos esses movimentos de recuperação

social. Graças a iniciativas pessoais e não-governamentais, está acontecendo".

"O fazer é muito importante para despertar a capacidade perceptiva para as nuances da construção artística"

 "Ao mesmo tempo, nossa história da arte pretende entrecruzar a linha do tempo com a análise das obras e da relação entre seus elementos, para tentar construir seu significado“.

 "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros"

"E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".





 FONTES DE PESQUISA:

http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=12

http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10/resumo-proposta-triangular

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2490_1508.

IMAGEM:http://www.faygaostrower.org.br/noticias.php?ano=2010&destino=44

Falas: http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/2007/11/arte-como-educao-e-

cidadania-por-ana.

BIBLIOGRAFIA:

Entre memória e história / Ana Mae Barbosa, do livro: "Ensino da Arte: Memória e História".


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