domingo, 10 de julho de 2011

Idéia para uma situação de aprendizagem

http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8&feature=related


Atividade baseada no trabalho feito pelo artista plástico brasileiro “Vik Muniz” relatado no documentário “Lixo Extraordinário”. A atividade desenvolverá aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.

Após assistir o documentário e conhecer mais sobre o artista, explorar as possibilidades de criar imagens a partir de objetos, aplicando efeitos de luz e sombra.

Solicitar que criem uma cena do seu cotidiano e fotografem.

Após, projetar esta imagem no chão e em cima de um painel, com o auxílio de um datashow.

Sobre esta projeção, dispor objetos coletados em suas casas, caminho até a escola e dentro da escola – de acordo com a necessidade para suprir as necessidades dos espaços a serem preenchidos, sobre a imagem projetada. Esses objetos, portanto, serão materiais reclicláveis do cotidiano dos alunos.

Após a imagem projetada ser preenchida no chão, os alunos fotografam a nova imagem formada, recolhem os materiais recicláveis que usaram, para que estes sejam enviados para a reciclagem.

 

A seguir um exemplo de  trabalho "similar" a esta proposta, desenvolvido com meus alunos do 5º ano, durante o projeto de "Sustentabilidade" desenvolvido na escola em que trabalho.
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário